.
.
.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sobre Fadas: Uma Breve Introdução



Certamente que todos já ouvimos falar de Fadas.




Tratam-se de personagens bem nossas conhecidas de todas as histórias que ouvimos na nossa infância. Muitos afirmam não passarem disso, de contos mágicos para crianças. No entanto, existem alguns acreditam na sua existência e, creio, muitos mais guardam no fundo do seu coração a esperança de que elas sejam reais.








Mas de onde provêm as Fadas?



Segundo Schoereder o nome fada provém do latim fatum, que significa fado ou destino.



Por essa razão acredita-se que as Fadas intervêm de forma mágica no destino das pessoas.



As Fadas são normalmente tidas como seres mitológicos com origem nas culturas célticas, anglo-saxónicas, germânicas e nórdicas.



São muitas as Fadas conhecidas dos ‘contos de Fadas’ tais como:



. Sininho em Peter-Pan
. Fada Madrinha em Cinderela
. Fada Azul em Pinóquio
. As Três Fadas Boas Flora, Fauna e Primavera em a Bela Adormecida
. A Fada dos Dentes de Leite
. Morgana La Fey, protectora do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda
. Viviane, Amada de Merlin
Entre muitas outras.




Assim, a Fada é tida como um ser fantástico, que protege os seres humanos ou intervém magicamente nos seus destinos para evitar o mal e desfazer encantamentos ou feitiços provocados por seres com más intenções.

Surgem normalmente em situações de perigo, nas dificuldades amorosas, nas aventuras imprevisíveis e, sobretudo, no combate às bruxas .




Usualmente assumem a forma de uma linda mulher. Algumas têm asas de borboleta ou libélula e muitas fazem-se acompanhar de uma varinha de condão.




Os seus trajes são normalmente leves e esvoaçantes, e costumam trazer na cabeça um chapéu bicudo ou uma tiara na cabeça com uma estrela luminosa.



Certo e sabido é que todas elas possuem uma grande variedade de poderes mágicos.

Aparecem subitamente e, uma vez terminada a sua missão, ou esvoaçam para longe ou simplesmente desaparecem, tornando-se invisíveis.



Normalmente lugares onde é mais comum encontrar-se uma fada são os bosques e florestas, as hortas, quintais e jardins, as ruas com árvores e flores ou perto de fontes de água corrente.




Mesmo assim nem todos os seres humanos são capazes de as ver.



Há quem diga que as Fadas só se tornam visíveis para aqueles que são puros de coração ou que realmente acreditam a sua existência.



No entanto, mesmo que nunca tenhamos visto nenhuma, não podemos afirmar que elas não existem, uma vez que são vários os testemunhos clarividentes que confirmam a existência de fenómenos paranormais e parapsicológicos que atestam a realidade do ‘mundo invisível’ onde as Fadas habitam, juntamente com muitos outros espíritos da natureza.

São prova da existência destes seres do bem as fotografias tiradas pelas primas inglesas Elsie Wright e Frances Griffiths que, em 1917, capturaram imagens de pequenos seres alados.
.

Segundo a teosofia dos espíritos, os Espíritos da Natureza encontram-se agrupados segundo uma classificação hierárquica pelo que as Fadas se enquadram no grupo dos Elementais, podendo por isso pertencer a um dos Quatro Elementos (Fogo, Terra, Água e Ar).

Assim exitem:

Elementais de Fogo: salamandras ou espíritos do fogo. Habitam o subsolo vulcânico, os relampagos e as fogueiras. São mais poderosas que as Fadas dos Jardins, mas também estão mais distantes da humanidade. São espíritos de transformação e transmutação, responsáveis pela conversão de matéria em decomposição em solo fértil. Pode agir também como espíritos de inspiração meidadores entre o mundo angélico e os níveis físicos da Criação. (ou seja, agem como Musas)




Elementais da Terra: seus principais representantes são os gnomos, criaturas de cerca de um metro de altura que vivem no interior da terra (embora existam gnomos da floresta, que cuidam basicamente das raízes das plantas). Os kobolds, menores que os gnomos, são mais amigáveis e prestativos para os humanos que seus parentes, embora sejam igualmente cautelosos. Os gigantes são entidades enormes que costumam estar ligados à montanhas, embora também possam viver em florestas antigas. Finalmente, os Devas da Montanha, são os elementais da terra mais evoluídos, entidades que permeiam e trabalham com uma montanha ou uma cadeia inteira de montanhas, com sua consciência tão profundamente imersa na Terra que mal tomam conhecimento da existência de criaturas de vida breve, como os homens.




Elementais da Água: representados pelas ninfas, ondinas, espíritos das águas e náiades. São responsáveis por retirar energia do sol para transmití-la à água. As ninfas estão ligadas às águas, mas também às montanhas e florestas. Regulam o fluxo da água na crosta terrestre e dão personalidade e individualidade a locais aquáticos, tais como poços, lagos e fontes. Podem assumir a forma de peixes, os quais protegem. As ondinas parecem estar restritas a determinadas localidades, sendo responsáveis pelas quedas de água e vegetação circundante. Os espíritos das águas vivem em rios, fontes, lagos e pântanos. Assemelham-se a belas donzelas, muitas vezes com caudas de peixe; gostam de música e dança, e têm o dom da profecia. Embora possam ajudar eventualmente os seres humanos, estes têm de se acautelar com tais espíritos, que podem ser traiçoeiros e afogar pessoas. Da mesma forma que os espíritos das águas, as náiades presidem os rios, correntezas, ribeiros, fontes, lagos, lagoas, poços e pântanos.




Elementais do Ar: divididos em sílfides ou Fadas das nuvens e Fadas das tempestades. As primeiras vivem nas nuvens, são dotadas de elevada inteligência e sua principal actividade é transferir luz para as plantas. Também se Interessam muito por animais e por pessoas, para as quais podem agir como protectoras e guias. As Fadas das tempestades possuem grande energia e circulam sobre as florestas e ao redor dos picos das montanhas; costumam ser vistas em grupos quando voam bem alto e só descem à superfície quando o vento está forte.



Dito isto apresento-vos as três pequenas Fadas que passaram a habitar a nossa casa.
Foram uma oferta linda e amorosa da querida Paula Gonçalves e a sua presença alegra o dia-a-dia de todos os que passam por elas.


Não há dúvida de que são seres verdadeiramente mágicos. ^^








0 comentários: